Política

Agricultores de Magalhães de Almeida recebem atividade do Sebrae A oficina promovida pela Regional do Sebrae em Chapadinha, capacitou cerca de 50 agricultores sobre o processo de comercialização de se

Agricultores de Magalhães de Almeida recebem atividade do Sebrae

A oficina promovida pela Regional do Sebrae em Chapadinha, capacitou cerca de 50 agricultores sobre o processo de comercialização de seus produtos para órgãos públicos.

O Sebrae realizou na última terça-feira (10) no município de Magalhães de Almeida a oficina “Vender para o governo no campo”, que teve a participação dos agricultores familiares do Assentamento Canaã e Tabuleiro de São Bernardo. A ação faz parte do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial do Baixo Parnaiba – DET, sobre coordenação da gestora do Sebrae, Jacirema de Cássia. A atividade teve apoio da Prefeitura de Magalhães de Almeida por meio da secretaria municipal de Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente.

Cerca de 50 agricultores participaram da atividade oferecida pela unidade regional do Sebrae de Chapadinha, que teve como objetivo repassar informações aos agricultores sobre o mercado institucional, mostrando como são feitas as transações por associações e cooperativas para inserção aos programas governamentais de aquisição de alimentos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo a gestora Jacirema de Cássia, esse encontro consolida a participação do município no projeto. “Realizaremos outras atividades com o grupo, lembrando que o DET é um programa que irá desenvolver palestras, cursos e consultorias com o objetivo de fortalecer os negócios rurais e urbanos dos municípios inseridos no projeto,” explicou.

Magalhães de Almeida possui 35 agricultores cadastrados no PAA, 22 no PNAE e efetua mais de 30% das compras em produtos locais. A distribuição dos produtos segue a tabela nutricional do município, suprindo as necessidades nutricionais dos beneficiários.

“A intenção do governo municipal é inserir cada vez mais produtores nas políticas públicas que propiciem o desenvolvimento local. Os produtores possuem propriedade estruturada e a orientação do Sebrae vem somar ao nosso objetivo. O mercado esta aberto,” disse  o secretário de Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente, Antônio Gomes da Silva Júnior

Para o Presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Canaã, Orvelan Marques da Costa, a palestra esclareceu muitas dúvidas. “A palestra foi muito proveitosa. Nós sabíamos de algumas coisas, mas agora adquirimos mais conhecimento. Só ouvimos falar dos programas, mas queremos ter acesso também. Ter mais lucro e fazer crescer a agricultura familiar na região, não ficando para trás,” disse o agricultor Overlan.

A oficina - Vender para o Governo No Campo consiste numa orientação para o desenvolvimento favorável do negócio rural, fornecendo aos produtores da agricultura familiar noções básicas sobre o processo de comercialização de seus produtos para os órgãos públicos.

Mais em Política